top of page

Casa inteligente... afinal, o que é?!

O momento é de rápida evolução, de transformação de conceitos, de mudanças por todos os níveis de consumo e recursos. E a tecnologia tem tudo a ver com isso. Seja nas revoluções em hardware e software, seja na sua influência da maneira com que nos relacionamos.

A todo momento, estamos descobrindo novos recursos, novas formas de produção, novas formas de alcançar objetivos. E com isso, nos deparamos com muitos termos novos e conceitos. A casa inteligente é um deles!

Se você é antenado em tecnologia, decoração, arquitetura, construção ou as áreas relacionadas, talvez já esteja familiarizado ou já tenha ouvido falar no conceito de Casa Inteligente. Mas, mesmo que você ainda não conheça nada sobre o assunto, este post está recheado de informações e dicas que vão desmistificar este novo conceito.

Para isso, vamos entender também um outro conceito que compõe esse novo estilo de vida.

Você já pode ter ouvido falar também na Internet of things (IoT). Um novo conceito do mercado que tem como principal argumento utilizar dos modernos recursos de tecnologia da comunicação para monitorar e até mesmo otimizar o uso de aparelhos através de comandos remotos e relatórios constantes, podendo medir desempenho, produção, economia de recursos, aumento de segurança e sustentabilidade além de integrar uma série de processos ao nosso gerenciamento de uma maneira prática, eficaz e descomplicada.

A Casa Inteligente une nossas necessidades e tarefas diárias ao conceito de Internet of Things (Iot). É uma abordagem moderna sobre nosso estilo de vida dentro do ambiente mais gostoso que temos para desfrutar! A nossa casa! É o nosso cantinho para desfrutar do convívio com a família, amigos, pets e onde também recarregamos nossas baterias para enfrentar os desafios para conquistar as metas que traçamos. E para isso, investimos em nossa casa tempo e recursos para que tudo funcione de forma equilibrada e sustentável. E é aí que a tecnologia entra para dar uma mãozinha!

A automação residencial é um conceito já existente há muitos anos, e assim como nos processos industriais, é a forma com que utilizamos tecnologia para facilitar e até mesmo programar algumas tarefas básicas, visando economia de tempo e recursos. Mas a Casa inteligente vai além disso!

Antigamente cabeada, mas hoje em dia de uma forma não invasiva, é possível instalar uma séria de sensores e controladores interligados que atuam sobre os equipamentos eletro-eletrônicos, controlando-os de uma maneira automatizada, obedecendo uma série de programações pré-estabelecidas ou mesmo centralizando de forma prática os comandos para que possamos escolher quando e como eles devem realizar uma tarefa. Além de ser um grande “controle-remoto” de tudo o que utilizamos dentro de casa, a Casa Inteligente também possui um “cérebro” (central + software) que é o responsável não só apenas de armazenar os comandos que temos a disposição pela interface, mas também ele deve estar pronto para tomar ações de acordo com situações pré-definidas.

Com toda esta integração, o resultado prático é que temos em nossas mãos, um retorno imenso em conforto, segurança, otimização de tempo e até mesmo economia de recursos como água, energia elétrica, alimentação de pets entre outros.

Mas como tudo isso funciona?

Para entendermos as dimensões práticas de tudo isso em nossa vida, vamos analisar a situação abaixo como um exemplo:

João é empresário, marido e pais de 2 filhos – Ana e Rafa. Maria, sua esposa, também divide seu tempo entre trabalho, família e suas atividades pessoais. Depois do trabalho ela vai a cursos, pratica esportes, divide sua atenção com os familiares e cuida da educação de seus filhos. Juntos, eles realizam tarefas como levar as crianças à escola, cursos, casa dos amigos, etc. Planejam a educação das crianças, acompanham seus resultados na escola, suas rotinas diárias, conversam sobre alimentação e saúde dos filhos. Ana e Rafa ganharam recentemente o Ted, um cãozinho brincalhão e companheiro, a alegria da casa.

Com todas estas tarefas, as vezes fica difícil manter um bom relacionamento com amigos e a vida social acaba diminuindo um pouco. São muitas tarefas diárias e o resultado no final, acaba sendo cansaço e mais tempo é necessário para recarregar as baterias. Mas ainda existem mais obrigações: eles têm toda uma casa para cuidar! Cuidam da gestão de recursos da casa (água, energia elétrica), da segurança de sua família e também do conforto do lar – limpeza, planejamento de tempo livre e atividades, cuidados com jardim e infraestrutura, dentre outras coisas.

Se as contas de água ou energia aumentam, é necessário descobrir de onde vem este custo. Se os jornais noticiam coisas horríveis como furtos, sequestros, vandalismos entre outras coisas, é necessário revisar se estão tomando as atitudes corretas para a segurança da família e a preservação dos patrimônios – casa, carros...

João, sempre antenado às novas tecnologias e recursos descobriu que existem algumas ferramentas que o permitem gerenciar sua casa e sua vida pessoal, assim como já faz com os processos de sua empresa e colaboradores. Numa destas leituras, conheceu a Casa Inteligente. Buscando mais informações, encontrou uma empresa em sua cidade que oferecia tal serviço. Contando com um profissional da área, João falou sobre suas rotinas, sua casa e descobriu uma série de possibilidades para otimizar ainda melhor o convívio e gerenciamento de sua família e seu patrimônio.

Depois de conhecer todas as necessidades de João, o profissional desenvolveu um projeto para sua casa que lhe traria mais tempo livre para sua família e uma melhor forma de lidar com os recursos. Dentro do projeto, estavam metas como economia de recursos, reforço de segurança, conforto e acompanhamento da rotina dos seus familiares de forma otimizada e prática. Avaliando bem a proposta, João sentou com o profissional e contratou o plano de serviço que mais lhe agradara.

Afinal de contas, o que foi feito na realidade?

Na casa de João, o projeto de iluminação foi todo repensado. As luzes foram dimensionadas para cada tipo de utilização e os recursos são controlados de forma automatizada por uma central, que acompanha as variações de movimento, luminosidade e necessidade durante o dia. Foram instaladas luzes mais modernas e dimerizadas de acordo com cada situação. Ao anoitecer, as luzes externas se acendem em 80% de sua capacidade, o que não gera diferença no seu uso e garantem uma boa economia de energia além de manter a casa iluminada mesmo que ninguém esteja lá para acendê-las. Ah, João optou pela ligação automática com base na luminosidade do ambiente externo e não de um horário fixo, de modo que o efeito seja mais orgânico e humanizado.

O jardim é irrigado de forma automática, de acordo com a programação feita em cima da necessidade de cada área do jardim. As luzes internas, são comandadas por cenas que contam com dimerização de ambientes, levando em consideração sua utilização, fluxo de passagem e conforto visual. A climatização dos ambientes pode ser acionada de forma remota e independente, como ao sair do escritório por exemplo, João acessa sua central de casa e verifica a temperatura interna do ambiente. Assim, ele pode programar a temperatura que quer encontrar quando ele e sua família retornam ao conforto do lar. Aí também existe um ganho em economia de energia. Um ambiente vazio, pode ser climatizado de forma mais rápida e econômica do que quando uma ou mais pessoas e equipamentos estão em seu interior. Quando a família chega em casa, o ar condicionado já preparou o ambiente de forma adequada e agora apenas trabalha para manter o conforto térmico pré-programado. A economia dos recursos pode chegar a 40%!

De manhã, ao acordar, a central prepara um banho na temperatura programada e um sensor informa sobre o enchimento da banheira, evitando vazamentos e executando os processos enquanto ele e a esposa ainda verificam se os filhos já acordaram e combinam sobre os horários de saída e quem os deixará na escola.

Na cozinha, a cafeteira já está preparando um café quentinho e as persianas se abrem para receber a luz do dia, dispensando o acendimento de luzes para poder adequar o local. A ração de Ted é liberada no seu potinho e quando as crianças descem para se despedir do amiguinho antes da escola, ele já está feliz e alimentado.

Por conta de uma reunião do trabalho, João parte mais cedo e Maria se encarrega de deixar Ana e Rafa na escola. Conectados aos aparelhos móveis de cada um, João recebe uma notificação assim quem cada criança é deixada em sua escola e sua esposa segue para o trabalho.

Já são 9h da manhã. Rosa, que trabalha para a família chega para cuidar da casa e percebe que o jardim foi irrigado precisamente e então dedica-se às tarefas internas da casa. Assim ela termina seu trabalho com mais comodidade e rapidez, podendo sair um pouco mais cedo, um combinado entre eles para que ela tenha tempo de buscar sua filha no colégio.

Antes de sair, Rosa deixa uma carne especialmente temperada, cuidadosamente no forno. Ela avisa Maria, sua patroa que a mistura do jantar está “no jeito”! No horário adequado, o forno é ligado remotamente por Maria, que antes de sair do trabalho envia o comando para o aparelho – assim, quando a família chega, tudo está preparado para a refeição. O sensor de fumaça é responsável por segurar que nada saia do controle e pode parar as operações em caso de anormalidade. Com o processo da janta adiantado, o casal pode dedicar mais tempo às crianças e ao querido Ted. Conversar sobre a escola, preparar o banho dos pequenos e conferir os recados dos professores são tarefas que agora não tomam mais tempo do casal.

Em um determinado dia, Rosa pede o turno de folga pois teria que acompanhar sua filhinha numa ida ao médico. Neste dia, Seu Romeo, o piscineiro e Seu Valdir, o jardineiro tinham trabalho a fazer na casa. Maria e João, liberam sua colaboradora para cumprir suas tarefas com a filha e assim que os profissionais chegam, tocam a campainha. De dentro do escritório, João atende o vídeo porteiro, reconhece Seu Valdir e libera sua entrada. É importante frisar que pela imagem das câmeras, João confere que Valdir está sozinho e não está sob coação de nenhum mal elemento. Ao entrar na casa, Valdir tem acesso às partes necessárias. Chega então Seu Romeo, para dar manutenção na piscina da família. O procedimento se repete.

Durante o dia, Maria e João podem acessar as câmeras e acompanhar o trabalho realizado pelos profissionais. No final do expediente, Valdir e Romeo já terminaram suas tarefas e chamam novamente no vídeo porteiro, na parte interna do portão de saída. Agora quem os atende é Maria, que já havia checado o trabalho realizado pelos 2 e libera então sua saída, observando que eles levam apenas suas ferramentas e que nada foi alterado na residência.

Já é quarta-feira e a final do campeonato será esta noite. O time de João está na final e ele vai se reunir com alguns amigos e familiares para acompanhar o jogo!

Maria chegará mais tarde do que de costume, pois depois de pegar as crianças na escola, fará uma visita na casa de seus pais, levando as crianças para ver os avós.

João também sairá mais tarde, pois tem uma reunião agendada para o final do dia. Para que tudo dê certo para o entretenimento noturno, no momento oportuno, João acessa a central de sua casa e aciona a tomada da chopeira. Marcelo, irmão de Maria então é o primeiro a chegar! João atende sua chamada e libera sua entrada, desta vez dando acesso também ao interior da casa e avisando sobre o chopp que deve estar geladinho! Enquanto Marcelo prepara sua taça geladinha, João aciona a cena “Jogo”, que prepara a área de lazer para o evento, acendendo as luzes da piscina, jardim e varanda, liga a TV, decoder, seleciona o canal de esporte e passa o áudio para as caixinhas da área externa. Em clima de decisão, Marcelo percebe que João está chegando com os outros amigos e todos estão prontos para participar da grande partida!

No final de semana a família vai viajar! Mas não poderão levar o pequeno Ted... Entra em ação, a cena “Viagem”, pré-programada e executada sempre nessas ocasiões. Nos horários programados, ração e água são servidos ao mascote automaticamente pela central. Pela câmera, Ana e Rafa se divertem durante o dia com flashes das brincadeiras do cãozinho no jardim. Com a simulação automática de presença, a casa acende e apaga luzes de diversos cômodos, afastando possíveis elementos mal-intencionados. Na noite de domingo, a família retorna para sua casa e se prepara para um filminho antes de dormir. A cena “Cinema” prepara a sala descendo o projetor e a tela de projeção, dimeriza as luzes, ajusta o ar condicionado e liga o home theater. Na hora de dormir, a cena “Dormir“ apaga as luzes não utilizadas, dimeriza as luzes do corredor do quarto das crianças, checa as fechaduras das portas e portões e a família se prepara para o descanso necessário para acordar novamente na segunda-feira, cheios de disposição!

Essa é a Casa Inteligente! Mais que automação, é sua casa te ajudando no dia a dia.

Quer mais tempo para a família, os negócios e ainda contar com uma série de benefícios? Mude sua casa!

Se você se interessa por tecnologia, inovação, decoração, construção, sustentabilidade e outros assuntos relacionados, deixe aqui seu e.mail e receba as nossas novidades.

Se você conhece alguém que também pode gostar destas informações, indique abaixo ou compartilhe esta matéria com seus amigos e familiares.

Obrigado pela leitura! Volte sempre! E precisando de mais informações ou mesmo um orçamento, entre em contato! Será um prazer atendê-lo!

Mude Home & Design – Porque uma casa inteligente, só depende de você!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram-v051916_200
  • YouTube Social  Icon
  • email_icone

mude@mudedesign.com.br

Tel: 14 3012-0123 .:|:. 14 9 8141-1515 (whatsapp)

© 2016 - Fábio Andrade / Mude Design

Cadastre seu e.mail para receber  infos, dicas e promoções

Parabéns! E.mail cadastrado com sucesso.

bottom of page